Sempre que findamos um ano, é comum nos enchermos de planos e esperanças para o ano novo.
Muitos esperam casar-se, concluir a faculdade ou outro projeto educacional, adquirir ou terminar a casa própria, comprar um carro novo (ou um novo carro), recuperar a saúde, uma tão desejada promoção no trabalho, os negócios deslancharem, uma vida fitness (kkkkkkk... Eu que o diga!), etc.
O que você espera de 2023? Certamente você tem as suas expectativas!
Diante do caos, a instabilidade do mundo e da nossa nação, muitos veem o futuro com um certo pessimismo: “Ah! Será que as coisas darão certo?” O pessimismo é inimigo capital das realizações! Planos fazem parte da vida e não devem ser negligenciados: “Do homem são as preparações do coração,...” (Provérbios. 16.1a), pois uma vida sem planejamento é uma vida sem futuro. Contudo, deveríamos estar mais preocupados com o que o Senhor Jesus espera de nós em 2023, do que com as nossas próprias expectativas sobre 2023: “...mas do Senhor, a resposta da boca.” (Provérbios 16.1b).
E o que o Senhor Jesus espera de nós em 2023?
Aqui vão três expectativas de nosso Senhor Jesus Cristo para nós em 2023:
I – O SENHOR JESUS ESPERA QUE SEJAMOS FIRMES
E onde o cristão poderá encontrar firmeza para a sua vida? Na Palavra de Deus!
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” (Mateus 7.24-27)
A firmeza do salvo em Cristo Jesus está em ouvir a Palavra de Deus e praticá-la, por isso, o que cristão que não cultiva apreço pela Palavra de Deus é superficial, sem raízes e consequentemente lhe falta firmeza.
Jesus espera que em 2023 cultivemos o apreço pelo ouvir, ler e praticar a Sua Santa Palavra!
II – O SENHOR JESUS ESPERA QUE SEJAMOS CONSTANTES
Ser constante é ser persistente, determinado, obstinado em um propósito, neste caso o propósito de Deus é a caminhada que Ele tem para cada um de nós.
Essa caminhada deve ser contínua. Não há acostamento na via que nos leva aos céus, até porque a nossa morada e a o nosso descanso não é aqui:
“Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura.” (Hebreus 13.14) “Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” (Hebreus 12.1,2)
No texto acima, a palavra “paciência” traz o sentido de constância, perseverança! Escrevendo à Igreja de Filipos, o apóstolo Paulo fala sobre a sua própria caminha, nos ensinado que: ele ainda não atingiu o alvo (céu), que o passado é deixado no passado, e a caminhada é constante:
“prossigo para o alvo,...”! “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.13,14).
Jesus espera que em 2023 não desviemos o nosso foco!
III – O SENHOR JESUS ESPERA QUE SEJAMOS ABUNDANTES EM SUA OBRA
De acordo com o dicionário, a palavra abundante significa: “Em grande número; numeroso. Capaz de produzir em excesso; fértil.”
O Senhor nos chamou para servi-Lo! Somos servos do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Na parábola dos talentos, Jesus nos diz que o senhor da parábola deu talentos a todos os seus servos. (Mateus 25.14-30)
A Bíblia nos diz que todos recebem a graça (que no texto citado a seguir tem o sentido de dons) e que esta é repartida a medida da fé de cada um. (Efésios 4.7,8)
Ser abundante na obra do Senhor é ser um servo acima da média. Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina que devemos ser servos acima da média:
“E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te e assenta-te à mesa? E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me, até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? Porventura, dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.” (Lucas 17.7-10)
Jesus espera que em 2023 trabalhemos para Ele acima da média de bons servos! Que o ano de 2023 seja um ano em que as expectativas de nosso Senhor Jesus Cristo sejam colocadas por nós acima das nossas próprias expectativas, e que possamos cumprir o Ministério que Ele propôs a cada um de nós sabendo que nosso trabalho não é vão nEle! Há recompensa para o nosso trabalho!
“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (1 Coríntios 15.57,58)
Feliz 2023 para todos: firmes, constantes e abundantes, na presença de nosso Senhor Jesus Cristo, é o que desejo em meu nome, do nosso Pastor Sênior Jacy Toledo, do Pastor Ricardo Toledo e toda a nossa família!
Pr. Ivo Toledo